Artigos GP3

Textos Sobre Gerenciamento de Projetos

O Caminho Crítico de um Projeto

Todo cronograma deve ter, no mínimo, um caminho crítico, que pode ser definido como o conjunto de tarefas que têm folga zero ou negativa. Quando estruturado em um diagrama de rede o caminho crítico tem por característica ser o caminho mais longo de toda a rede, em termos de soma das durações das atividades que o compõem.

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O Gerenciamento de Conflitos em Projetos

Gerentes de projetos devem ser treinados para gerir conflitos, pois os projetos visam implantar mudanças e essas mudanças geram conflitos. Por outro lado, é interessante notar que para que uma determinada situação seja considerada um conflito, ela deverá ser prejudicial ao projeto. Caso contrário será apenas uma divergência, situação também comum em projetos, que, no entanto, não necessita de atenção especial do gerente do projeto.

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Os Riscos do Menor Preço na Gestão de Projetos

Menor preço: Esse é o ideal (“sonho de consumo”) dos departamentos de compras das corporações. E essa pode ser a grande dor de cabeça dos departamentos técnicos que demandam essas compras (sobretudo de serviços) nas mesmas corporações.

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A Importância da Gestão dos Stakeholders para o Sucesso do Projeto

Não é exagero afirmar que um projeto pode fracassar por negligenciar a gestão dos stakeholders, os quais podem ser definidos como:
“Pessoas e organizações, como clientes, patrocinadores, organizações executoras e o público, que estejam ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto. Eles podem também exercer influência sobre os objetivos e resultados do projeto. A equipe de gerenciamento de projetos precisa identificar as partes interessadas, determinar suas necessidades e expectativas e, na medida do possível, gerenciar sua influência em relação aos requisitos para garantir um projeto bem-sucedido”, PMI (2004).

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Gerenciamento de Mudanças na Gestão de Projetos

Os projetos ocorrem, inevitavelmente, em um ambiente de mudanças e, nem sempre, tais mudanças são geradas por decisões da equipe do projeto, surgindo, em grande parte dos casos, de fatores externos como:

  • Solicitações clientes (adicionam itens ao escopo, diminuem o prazo);
  • Governo (muda as regulamentações e leis);
  • Ambiente (o clima muda);
  • Obsolescência do produto;
  • Alterações gerenciais;
  • Avanços tecnológicos;
  • Mudanças no financiamento, etc.

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