Artigos GP3

Dez critérios que ajudarão a avaliar se seus projetos estão sendo bem gerenciados

Apesar de existir grande quantidade de estudos que abordam o sucesso do projeto, menor atenção é destinada ao desempenho do gerenciamento dos projetos, assunto tratado como parte do sucesso do projeto, e não de forma específica, como deveria. Tais critérios de avaliação têm como objetivos diretos e indiretos:

  1. Subsidiar a avaliação da gestão do projeto.
  2. Contribuir para a melhoria do resultado do gerenciamento de um projeto ou do processo de gerenciamento, e por consequência, para sucesso do projeto.
  3. Suportar o aumento da competência da empresa, do gerente e das equipes no gerenciamento dos seus projetos.

Por outro lado o conjunto de critérios de avaliação de desempenho organizacional, de projeto, de programa ou de portfólios,
deve ser multidimensional, indo além das medidas financeiras, ou no caso de projetos, na tradicional tríade escopo-prazo-custo.

Nesse sentido, é preciso entender a partir da estratégia organizacional, quais são as dimensões de desempenho que realmente orientam o comportamento desejado para as equipes de projetos.

Mais do que isso, deve-se considerar as percepções e expectativas das partes interessadas na definição dos critérios de medição do desempenho, pois a satisfação dessas expectativas é o objetivo final do projeto e, portanto, da sua equipe de gerenciamento.

Abaixo é apresentada uma lista de 10 critérios, baseada em pesquisa de Lopes (2009) na literatura a respeito de sucesso de projetos, sucesso de gerenciamento de projetos e de fatores críticos de sucesso de projetos. Os critérios estão apresentados em ordem decrescente de citação na literatura sobre o tema:

  1. Eficiência e eficácia da comunicação.
  2. Controle e monitoramento.
  3. Desempenho de custo.
  4. Gerenciamento de mudanças.
  5. Desempenho de prazo/cronograma.
  6. Definição de objetivos.
  7. Definição de requisitos.
  8. Delegação de responsabilidades.
  9. Gerenciamento de riscos.
  10. Gerenciamento do encerramento do projeto.

É importante, porém, que se tenha consciência de que não pode existir uma lista definitiva de critérios de avaliação de desempenho que seja igualmente importante em todo e qualquer projeto. Como dito anteriormente, é necessário que a seleção dos critérios seja gerada com base nas necessidades estratégicas da organização e dos projetos.

Referência:

  • LOPES, D. Critérios de Avaliação do Desempenho de Gerenciamento de Projetos: Uma Abordagem de Estudos de Casos. POLI – USP, 2009.
Daniel Lopes – É PMP e engenheiro de produção com 20 anos de experiência em projetos e estratégia. É formado em gerenciamento de projetos pela Fundação Vanzolini e mestre em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP.
Faça agora sua assinatura do GP3 com seu
© 2021 GP3.com.br todos os direitos reservados