Artigos GP3

Os Riscos do Menor Preço na Gestão de Projetos

Menor preço: Esse é o ideal (“sonho de consumo”) dos departamentos de compras das corporações. E essa pode ser a grande dor de cabeça dos departamentos técnicos que demandam essas compras (sobretudo de serviços) nas mesmas corporações.

E por que existe essa dicotomia? Simples: porque a área de compras normalmente é avaliada por quanto de economia traz para a empresa, entendendo-se por “economia” única e exclusivamente como o menor preço, comparado a um preço definido inicialmente como referência.

Já a área técnica, ou a área que irá interagir com o fornecedor representante do menor preço, deseja o melhor serviço ou o melhor produto, não se importando com quanto ele gerou de economia, ou menos ainda, com o bônus obtido pela área de compras ao selecionar uma proposta de fornecimento de menor preço como o vencedor daquele processo de concorrência.

Nesse contexto, o grande desafio nos projetos de sucesso é acabar com esse abismo ao definir o plano de suprimento do projeto. Para ser mais exato, o desafio reside na cultura da empresa. Ou seja, se a empresa não é gerenciada por projetos e tem uma estrutura funcional dificilmente conseguirá implantar tal plano de suprimento no departamento de compras, que tem suas próprias métricas independentes de projeto específicos.

Por esse motivo, a cultura da gestão de projetos é de fundamental importância em uma empresa, mesmo que ela tenha uma estrutura funcional tradicional, é necessário criar mecanismos que aproximem áreas funcionais do ambiente e dos processos de gerenciamento de projetos. Isso facilitará o diálogo entre o gerente de projeto e o gerente de suprimento no alinhamento do plano de suprimento de seu projeto com a política de compras da empresa e, finalmente, na diminuição do abismo da relação “menor preço x melhor serviço”.

mao_gp3

GP3 – O Software Brasileiro de Gerenciamento de Projetos

Conheça os Pacotes do Software de Gestão de Projetos GP3

Referências:

  • KERZNER, H. Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling. New Jersey: John Wiley & Sons, 2006, 9th Edition.
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Project Management Body of Knowledge – PMBoK. 2004, Pennsylvania: USA.
Faça agora sua assinatura do pacote GRÁTIS com seu
© 2020 GP3.com.br todos os direitos reservados