Artigos GP3

O Gerenciamento de Conflitos em Projetos

Gerentes de projetos devem ser treinados para gerir conflitos, pois os projetos visam implantar mudanças e essas mudanças geram conflitos. Por outro lado, é interessante notar que para que uma determinada situação seja considerada um conflito, ela deverá ser prejudicial ao projeto. Caso contrário será apenas uma divergência, situação também comum em projetos, que, no entanto, não necessita de atenção especial do gerente do projeto.

Estudos mostram que a causa principal de conflitos em projetos está relacionada aos prazos estabelecidos. Em segundo lugar vem a questão da definição de prioridades, seguida de assuntos relacionados à mão-de-obra, questões técnicas, administração, choque de personalidades e finalmente os conflitos são originados por questões referentes a custos.

As técnicas de solução de conflitos são apresentadas abaixo e a escolha da técnica mais adequada depende tanto do estilo de liderança, quanto da natureza e complexidade do conflito em si:

  • Retirada: busca-se uma saída da área de conflito
  • Smoothing (panos quentes): evita-se áreas de diferenças e busca-se as áreas de convergência
  • Confronto: o conflito é solucionado através da resolução do problema entre as partes
  • Compromisso (colaboração): barganha e busca de soluções que trazem algum grau de satisfação para as partes
  • Força: opção que dá ênfase a um ponto de vista como alternativa

Negociações por posição podem gerar acordos insensatos e colocam em risco o relacionamento entre os envolvidos. Por esta razão é preferível optar-se por negociações por princípios, onde se separam as pessoas dos problemas, concentra-se nos interesses (não nas posições), criando-se alternativas antes de se decidir e, finalmente, são estabelecidos critérios para tomada das decisões.

mao_gp3

GP3 – O Software Brasileiro de Gerenciamento de Projetos

Conheça os Pacotes do Software de Gestão de Projetos GP3

Referências:

  • KERZNER, H. Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling. New Jersey: John Wiley & Sons, 2006, 9th Edition.
Faça agora sua assinatura do pacote GRÁTIS com seu
© 2020 GP3.com.br todos os direitos reservados