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O Papel da Liderança para o Sucesso no Gerenciamento de Projetos

Desempenho em liderança em ambiente de projetos, certamente, é uma importante parcela do desempenho do gerenciamento de projetos como um todo, e há evidências de que projetos de sucesso são liderados por indivíduos que possuem não apenas conhecimento técnico ou gerencial, mas também habilidades de liderança que são internamente compatíveis com a motivação da equipe e externamente compatíveis com estratégias de foco no cliente.

 Por essa razão vários gerentes são selecionados por possuírem estilos de liderança compatíveis com as necessidades do projeto e, por outro lado, a principal razão para que um profissional não seja selecionado para gerenciar projetos está ligada à sua inabilidade de balancear suas funções técnicas com suas funções gerenciais.

Sucesso em liderança no gerenciamento de projetos exige pelo menos dois fatores que nem sempre são providenciados: o poder delegado ao líder, e tempo dado a ele para exercitar esse poder. Esses dois fatores, por sua vez, dependem do apoio da alta direção e serão fundamentais para que o gerente exerça os comportamentos gerenciais do líder. A saber:

  1. Planejar e organizar
  2. Solucionar de problemas
  3. Monitorar (reunir e avaliar informações sobre o andamento)
  4. Promover a socialização (networking)
  5. Disseminar as informações eficazmente
  6. Comunicar claramente o que se espera de cada pessoa da equipe
  7. Servir de inspiração para o restante da equipe (motivar)
  8. Gerenciar conflitos / desenvolver a equipe
  9. Apoiar os membros da equipe
  10. Consultar (antes de efetivar mudanças, consultar pessoas afetadas)
  11. Reconhecer as contribuições dadas
  12. Desenvolver competências na equipe
  13. Recompensar
  14. Delegar

Um estudo apresentado por Hyväri (2006) destaca que planejar/organizar, networking e informar são as práticas gerenciais mais importantes no comportamento de gerentes de projetos.

Algumas definições distintas para liderança são:

  • Hyväri (2006): liderança é um processo de influenciar outros de forma que entendam e concordem sobre o que precisa ser feito e como pode ser feito eficazmente, e um processo de facilitar esforços individuais e coletivos para cumprir os objetivos em comum;
  • Kerzner (2006): liderança pode ser definida como um estilo de comportamento proposital que busca integrar as necessidades organizacionais com os interesses de um indivíduo na busca de um determinado objetivo;
  • PMI (2004): o conceito de liderança está relacionado com o desenvolvimento de uma visão e uma estratégia e com a motivação das pessoas para que alcançarem essa visão e essa estratégia.
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Referências:

  • BARNES, N. M. L.; WEARNE, S. H. The Future for Major Project Management. International Journal of Project Management, August, Vol. 11, 1999, Nº 3.
  • FORTUNE, J.; WHITE, D. Framing of Project Critical Success Factors by a Systems Model. International Journal of Project Management, Vol. 24, 2006, pp. 53-65.
  • HYVÄRI, I. Project Management Effectiveness in Project-Oriented Business Organizations. International Journal of Project Management, April, Vol. 24, 2006, Issue 3, pp. 185-276.
  • KERZNER, H. Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling. New Jersey: John Wiley & Sons, 2006, 9th Edition.
  • KIM, H.; YUKL, G. Relationships of Managerial Effectiveness and Advancement to Self-Reported and Subordinate-Reported Leadership Behaviors from the Multiple-Linkage Model. Leadership Quarterly, Vol. 6, Nº 3, 1995.
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBoK. 2004, Pennsylvania: USA.
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